Comemorando seus 21 anos de fundação, o Grupo Cênico Estudarte iniciou 2024 com a agenda cheia. Em janeiro o grupo encerrou a sexta temporada do Pequenas Leituras e, agora, entra em contagem regressiva para trazer ao público a última fase do XI Festival de Teatro do Estudarte, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, a partir das 19 horas, no palco do Teatro Gacemss 2, em Volta Redonda, região Sul Fluminense.
Como de costume, a entrada do festival será gratuita e a plateia precisa retirar o ingresso antecipadamente no Premium Café, anexo ao Teatro Gacemss 1. O número de ingressos é limitado e cada pessoa pode sacar até duas unidades para cada noite.
O evento, que caracteriza o encerramento do ano letivo da Oficina de Atores Estudarte, a qual o grupo tem instalado no Centro Cultural Gacemss, trará um total de oito textos, divididos entre as duas noites de apresentação, mostrando a aplicação técnica que os atores absorveram e lançam mão em suas personagens.
Serão vinte e três atores trabalhando, com assinaturas de três diretores diferentes: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys.
A primeira noite contará com Maracujás na Gaveta (texto de Albinno Oliveira Grecco), a inédita Amém! (de Rodrigo Hallvys), O nubente (de Albinno Olivera Grecco) e Árvore Genealógica (livre adaptação de Rodrigo Hallvys para o texto homônimo de Luiz Fernando Veríssimo, com direção de Raquel Amorim).
Já a última noite terá seu cronograma sendo aberto pelo ovacionado drama Barulho (com direção de Maycon Lendel), o drama Sentimentos Partidos, a inédita comédia Alô? e a já famosa Degrau a Degrau. Todos textos de Rodrigo Hallvys.
-Procuramos sempre mesclar gêneros para que os atores exercitem, consumam e se entendam organicamente em cada viés da interpretação. São ritmos distintos e o experimento precisa acontecer para que tenham domínio do máximo possível de construções de personagens – explica Hallvys.
Com o advento do Carnaval acontecendo no início de fevereiro, a trupe emendará o festival com as matrículas da Oficina de Atores 2024, iniciando o ano letivo no dia seguinte após o término do festival. “Estamos com várias datas já em andamento para apresentações e precisamos deixar os novatos em condições de entrarem em cena com quem já tem experiência. Teremos novidades e mais desafios para eles. O crescimento técnico fica evidente por tirarmos cada um da zona de conforto”, finaliza o diretor geral, que assina pela RH Soluções Artísticas, empresa produtora dos eventos.
FICHA TÉCNICA
Direção de elenco: Maycon Lendel, Raquel Amorim e Rodrigo Hallvys
Dramaturgia: Albinno Oliveira Grecco e Rodrigo Hallvys
Fotografia: Maycon Lendel
Assessoria de imprensa: Cenário Mídia
Equipe de produção:
Rede social: @grupoestudarte
Realização: RH Soluções Artísticas e Gacemss
24 de fevereiro (sábado)
.MARACUJÁS NA GAVETA – América Possidente, Grace Lugon e Manoelita Silveira.
.AMÉM! – Carla Petriz, Douglas Modesto, Livian Helena, Marcelle Costa, Rafael Lamon e Rebeca Flame.
.O NUBENTE – Gabriel Rocha.
.ÁRVORE GENEALÓGICA – Anderson Magnus e Sarah Vic.
25 de fevereiro (domingo)
.BARULHO – Gustavo Rabello, Lyan Martins e Nilton Renna.
.SENTIMENTOS PARTIDOS – Evelen Carvalho, Isadora Andrade, Juliana Mont, Pedro Antônio e Thaís Faria.
.ALÔ? – Kaira Dankas.
.DEGRAU A DEGRAU – Bianca Amelio e Júlia Werly.