O novo ano letivo desponta no calendário do Grupo Cênico Estudarte. Enquanto a trupe planeja e negocia o lançamento da sétima temporada do Pequenas Leituras, a Oficina de Atores Estudarte, instalada no Gacemss, abre suas vagas para novos integrantes, em novo formato. O motivo: o grupo, que é um dos produtos da RH Soluções Artísticas, encerra seu ano sempre no mês de fevereiro, com a última fase de seu festival de teatro, produzido anualmente.
-Há algum tempo o festival passou a ter duas fases. A primeira, em dezembro, como ensaio aberto para o público, levando a metade dos espetáculos para o palco do Centro Cultural Fundação CSN. A segunda, em fevereiro seguinte, com todos os espetáculos já ensaiados, encerrando o planejamento anual, no palco do Teatro Gacemss 2. Agora iniciamos as matrículas para a oficina 2024, onde os novos integrantes participarão de diversos projetos junto com o elenco que estiver permanecendo conosco para a nova etapa – explica Rodrigo Hallvys, que assina a direção geral dos trabalhos do Estudarte.
Embora as apresentações tragam a público uma mescla de atores em seus diferentes níveis de carreira, as turmas da oficina são separadas pelo grau de experiência. “São quatro turmas distintas. Uma que contempla jovens de a partir de 16 anos, e outras três apenas de adultos. Essas últimas separadas em nível iniciante, intermediário e experiente”, explica.
Às vésperas de completar seus vinte e um anos de trajetória, tendo em seu histórico indicações, premiações, troféus e moção de congratulações conquistados pelos trabalhos que exerce em prol da cultura.
-Fomos além do que poderíamos esperar em 2003, quando o grupo foi fundado. Às vezes é até espantoso compararmos o período inicial com o atual. As concepções técnicas se aprofundaram muito, as propostas textuais são outras. Hoje temos um elenco quase todo formado por adultos, o que difere em vários âmbitos. São muitos motivos para nos alegrarmos – explica Hallvys, que em breve retornará à turnê do espetáculo A Última Carta, onde atua em um monólogo recheado de emoções, estreado em outubro de 2023, no Teatro Universitário de Curitiba, no Paraná.
Rodrigo salienta que as vagas para a oficina de atores são limitadas. “Trabalhamos com, no máximo, quinze pessoas em cada turma. Pois a metodologia que desenvolvi comporta tal número para que seja possível criar um relatório do desenvolvimento de cada ator, podendo orientar, direcionar e elucidar onde ele já está funcionando e em quais detalhes precisa dar mais atenção para lapidação. E como parte das vagas também é ocupada com a renovação de matrículas dos integrantes que permanecerão, é válido que os interessados nos procurem o quanto antes para fazerem uma aula experimental e, se gostarem, efetivarem suas matrículas”, finaliza. Os interessados podem entrar em contato através dos perfis no instagram: @grupoestudarte e @rhsolucoesartisticas , ou até pelo whatsapp (21) 97604-7747.