Mulheres de São Vicente Férrer (PE) promovem desfile com roupas criadas a partir da fibra de bananeiras

A ação foi realizada por meio do projeto “Oficina Fio e Renda: formando mulheres de fibra”, que ensinou técnicas de coleta, produção de fios e criação de peças de roupas e acessórios


Mulheres de São Vicente Férrer, no Agreste, promovem, entre os dias 28 e 30 de novembro, dentro da programação da 26ª Festa da Banana, uma exposição e um desfile especial com peças e coleções de roupas confeccionadas a partir da fibra da palha de bananeiras. O trabalho, desenvolvido pelo projeto “Oficina Fio e Renda: formando mulheres de fibra”, será apresentado na Vila Marinês, espaço dedicado ao artesanato local.


A iniciativa é fruto de um projeto que, ao longo de 10 sábados, ofereceu, no Centro de Artesanato Fio e Renda, oficinas para o desenvolvimento de habilidades artesanais, sob coordenação da artesã e professora Maria de Fátima Alves. As aulas foram divididas em duas etapas, sendo a primeira voltada à identificação e coleta do pseudotronco da bananeira, em vivência prática no bananal.


Na segunda etapa, o grupo aprendeu, também de forma prática, técnicas de desfibragem, tecelagem manual, cestaria, revestimento de cerâmica, crochê com fibras, tingimento natural e produção de peças sustentáveis, incluindo uma coleção de roupas e acessórios que colocou em prática o conhecimento adquirido.


“Esse projeto foi pensado como uma oportunidade de gerar autonomia para as mulheres. Vivemos em uma região rica na produção de banana e identificamos uma nova possibilidade na cadeia produtiva a partir do que resta desse processo. Acreditamos no potencial transformador desse trabalho e agora vamos apresentar o que construímos ao público da festa”, afirma Maria de Fátima Alves.


Dentro da programação, o projeto “Oficina Fio e Renda: formando mulheres de fibra” realizou, no último dia 22/11, uma culminância com exposição e certificação das participantes no Centro de Artesanato Fio e Renda. “Enquanto produtor geral, fico feliz com o resultado alcançado, que, sem dúvida, vai oportunizar novas atividades para esse grupo de mulheres”, ressalta Clébio Marques, da Usina Produções.


O projeto contou com incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco. A coordenação artística e administrativa é de Tarcísio Alves de Lima.


Serviço:


Exposição e Desfile: “Oficina Fio e Renda: formando mulheres de fibra”
Quando: 28/11 (das 18 às 22h) / 29 e 30/11 (das 9h às 22h)
Onde: Vila Marinês – 26ª Festa da Banana de São Vicente Férrer
Informações: @fioerenda