No mês do Setembro Verde, websérie pernambucana lança episódio sobre acessibilidade cultural

O Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência, segundo o IBGE. A websérie Viabilizando Sonhos Culturais, disponível gratuitamente no YouTube, também aborda outras temáticas


No mês em que se celebra o Setembro Verde, campanha voltada à conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência, a Liga Criativa — empresa especializada em economia criativa e gestão de projetos — lança o episódio “Acessibilidade Cultural”, dentro da websérie Viabilizando Sonhos Culturais. O conteúdo, já disponível no YouTube, é gratuito e busca ampliar o debate sobre práticas inclusivas no setor cultural.

Idealizada pela produtora cultural pernambucana Eliz Galvão, a websérie reúne episódios de aproximadamente dez minutos, cada um abordando um tema essencial para a execução de projetos. Na aula desta semana, são apresentados conceitos, exemplos e diretrizes sobre como tornar os projetos culturais mais acessíveis, considerando a legislação vigente e as diferentes dimensões da acessibilidade.

Foto: Divulgação


A multiartista surda, Letícia Lima, também participa desta edição, apresentando contribuições de como os editais podem ser mais acessíveis para os artistas com deficiência. Ao longo da temporada, já foram discutidos temas como editais e leis de incentivo, orçamento de projetos e direitos autorais.

O encerramento da websérie está marcado para a próxima quinta-feira (18), com o episódio dedicado ao chamado “DDD da cultura”: diversidade, descentralização e democratização.

“Pensar em projeto é também pensar em inclusão e em atender todos os públicos. Acessibilidade é um direito constitucional e vem sendo cada vez mais exigida nos editais, seja em sua dimensão atitudinal, arquitetônica, comunicacional ou instrumental. Com esta aula, buscamos aproximar esse debate da prática cotidiana dos agentes culturais”, destaca Eliz Galvão.

Todas as aulas contam com recursos de acessibilidade em Libras e legendas, garantindo o acesso de pessoas surdas e ensurdecidas. Além disso, a websérie oferece materiais complementares de apoio, ampliando a possibilidade de aprofundamento dos participantes.

O projeto é viabilizado por meio dos editais da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco. Nesta nova temporada, participam também especialistas convidadas de diversas regiões do país, como Andressa Batista, Carol Lacombe e Nat Ferruzzi, trazendo múltiplas perspectivas para os temas abordados.

Serviço:

Websérie: Viabilizando Sonhos Culturais, com Eliz Galvão
Episódio: Acessibilidade Cultural
Onde assistir: YouTube da Liga Criativa
Valor: gratuito