Professor Pablo Jamilk chama atenção ao compartilhar posts sobre “Coletivos” 

Recentemente, o doutor em letras, Pablo Jamilk, surpreendeu seus seguidores no Instagram com uma série de posts sobre “coletivos”. O conteúdo apresentado mexeu com a cabeça de diversas pessoas, que não faziam ideia de como seriam os coletivos de algumas palavras. A aula gratuita do Dr. Jamilk não apenas elucidou conceitos, mas também despertou a curiosidade daqueles que costumam confundir palavras no plural com coletivos. 

Mas afinal, o que são os coletivos? Em sua essência, os coletivos são palavras que representam conjuntos ou grupos de seres, objetos ou elementos da mesma natureza. Eles desempenham a função de expressar a ideia de pluralidade e coletividade em nossa língua. Um exemplo comumente conhecido é o coletivo “cardume”, utilizado para descrever um grupo de peixes que nada harmoniosamente juntos. 

No entanto, os coletivos linguísticos também enfrentam desafios. Assim como ocorre em qualquer grupo humano, divergências de opiniões, debates acalorados sobre regras gramaticais e até mesmo a influência de outras línguas podem surgir, gerando intensas discussões. Mas é importante ressaltar que são justamente nesses momentos de troca e confronto de ideias que ocorrem os avanços e aperfeiçoamentos necessários para o desenvolvimento contínuo da língua portuguesa. 

“Esse tipo de conteúdo é muito visto nas provas do ENEM e em concursos públicos, por este motivo gosto de abordá-los em meus vídeos” comenta Pablo. 

Para descobrir alguns dos coletivos mais curiosos, confira os posts do Professor Pablo Jamilk em seu Instagram. Acesse o link a seguir: https://www.instagram.com/p/Ct1YAGYgaFv/