Diretora e Roteirista da região lança filme sobre o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife

O processo de pesquisa do roteiro foi iniciado em 2021, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Escola de Comunicação da UFRJ, sob orientação do Dr. Fernando Souza Gerheim. Criado a partir da convivência em ensaios, produção de oficinas, assistência na preparação de figurinos e participação em desfiles com o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife durante cinco carnavais e do diálogo com maracatuzeiros e seus mestres ao longo de dez anos, este projeto realiza a criação de um roteiro de longa metragem ficcional com participação de um coletivo de colaboradores formado por Mestres e integrantes do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife.

“Convivendo com moradores do Alto José do Pinho, Recife/PE, onde se situa a sede Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e com seus Mestres, ouvi e presenciei muitas histórias de pessoas que fazem ou fizeram parte do maracatu em versões que não estão nos livros ou textos científicos. São histórias e personagens que tem sua subjetividade atravessada pelo convívio dentro de suas nações de maracatu. Foi assim que as histórias, lutas, tensões e comportamentos em performance do povo que faz o maracatu de baque virado – principalmente as memórias que não estão nos textos e documentos – tonaram-se o objeto de pesquisa para construção desse roteiro. ” – conta Renata Andrade.

Buscando apresentar não apenas a versão da roteirista, esse projeto buscou maneiras de integrar os participantes da pesquisa convidando-os a intervir na condução de suas narrativas durante a escrita do roteiro ficcional que fora inspirado em suas histórias pessoais. Por este motivo, os encontros presenciais fizeram-se necessários, assim como a figuração destes colaboradores em registros audiovisuais e fotográficos que compõe este projeto.

O primeiro encontro do grupo, ocorrido em setembro de 2022, foi dedicado ao registro de relatos de vivências no maracatu, tendo como tema central o amor. Já o segundo encontro (Janeiro de 2023) versou sobre a apresentação, ao grupo de colaboradores, da primeira proposta de argumento criada pela roteirista/pesquisadora e o acolhimento das observações do coletivo sobre a condução de suas narrativas. A partir do último encontro com o grupo de participantes, Renata desenvolveu sua proposta de argumento que foi novamente levada ao seu grupo de participantes em um terceiro e último encontro, ocorrido em fevereiro de 2024, já contando com o apoio deste edital.

“O roteiro criado pelo grupo busca oferecer protagonismo às histórias de pessoas que mantém e ressignificam a tradição do maracatu de baque virado em comunidades periféricas, através de uma camada na qual suas histórias tornam-se ficção e uma camada que contempla suas intervenções na condução dessas narrativas, misturando-se, assim, os registros ficcional e documental.” – salienta Renata.

Junto à finalização do roteiro, também será entregue, como contrapartida, um curta metragem documentário gerado pelo registro audiovisual dos três encontros realizados com o grupo de maracatuzeiros colaboradores e seu processo de pesquisa.

Cultura considerada em vias de extinção por pesquisadores da década de 60, devido às contribuições de trabalho realizado por Mestre Salustiano, o movimento do Mangue Beat de Chico Science e Nação Zumbi e a criação de grupos de Maracatu por todo o Brasil inverteu-se a condição do Maracatu Nação da escassez à expansão. Reconhecendo a importância da existência dos grupos de maracatu para além de Recife, hoje, seus mestres realizam circulação de oficinas pelo Brasil visitando esses grupos de Maracatu criados, ajudando-os a difundir essa cultura, oferecendo-lhes embasamento histórico, cultural e artístico para que essa divulgação seja feita de maneira respeitosa a essa tradição ancestral.

Próximo à cidade de Barra Mansa, encontramos os grupos Pedra Sonora (Penedo), Águas de Oxalá (Visconde de Mauá) e Baque da Seda (Seropédica). Em nossa região, a autora, que é integrante do grupo Baque da Seda, busca através de editais de fomento, a criação de um grupo de Maracatu. Seu primeiro projeto foi realizado em 2024, através do edital Música nas Ruas e contou com a presença de Mestre Maurício Soares em um cortejo realizado em Volta Redonda. O projeto que estamos concluindo agora, com apoio da Lei Paulo Gustavo através dos editais da Fundação de Cultura de Barra Mansa, é a segunda etapa deste projeto.

Por acreditar que essa cultura de resistência que une o cantar, o tocar e o dançar em uma tradição pautada na afrobrasilidade possa vir a fazer parte do cenário da cidade de Barra Mansa e ocupar suas ruas com cores, sons e movimentos através da participação popular, fazemos um convite ao público da cidade a assistir ao resultado desse processo e também a unirem forças conosco para fazer esse brinquedo popular cada vez mais presente em nossa região.

O vídeo documental que registra a pesquisa tem classificação livre e será exibido gratuitamente seguido de uma roda de conversa entre público e a roteirista/pesquisadora na Escola Municipalizada Santo Antônio, no bairro Colônia, em Barra Mansa, no dia 06/12/2024 e terá sua estreia ao grande público no canal Escambo Arte, no youtube no dia 11/12/24, às 19h.

SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO

A convite de uma pesquisadora e brincante de maracatu, um grupo de Mestres e integrantes do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife reúnem-se, na sede de sua nação, ao longo de dois anos, a fim de criar juntos um roteiro cinematográfico ficcional inspirado em histórias de amor vividas pelos participantes no e pelo maracatu de baque virado. Dirigido e editado por Renata Andrade, o filme conta com a participação de Rainha Marivalda dos Santos, Mestre Maurício Soares, Mestre Fábio Aquino, Ary Poscali, Emilly Barbosa, Mauriceia Vasconcelos, Ivete Oliveira, Fabiana Silva (Tati).

FICHA TÉCNICA

Direção, Roteiro e Edição – Renata Andrade

Orientação de Pesquisa – professor Dr. Fernando Souza Gerheim/PPGAC/ECO/UFRJ

Com Rainha Marivalda dos Santos, Mestre Maurício Soares, Mestre Fábio Aquino, Ary Poscali, Emilly Barbosa, Mauriceia Vasconcelos, Ivete Oliveira, Fabiana Silva (Tati) e Renata Andrade.

Captação de Imagens – Emilly Barbosa, Felipe Oliveira, Mestre Fábio Aquino, Pablo Calazans e Renata Andrade

Piloto de drone – Pablo Calazans

Design e Comunicação – Xan Braz (Laboratório Produções Artísticas)

Produção – Escambo Arte