O Festival Mostra Sua Arte chega à sua segunda edição com a expectativa de alcançar o inesperado sucesso de sua estreia, ocorrida em abril deste ano. No dia 4 de agosto, a partir de meio-dia as portas do Morada Bar, no bairro São João, em Volta Redonda, estarão abertas para receber o público na apresentação de diversos artistas. A entrada será gratuita e a plateia só pagará o que consumir no local.
Produzido pelo Coletivo Circulandô em parceria com o local, a tarde de domingo trará música, show de stand up comedy, leituras dramatizadas, declamação de poemas com temas humanos, trabalhos pedagócios e muito mais.
Mônica Seoane, idealizadora do evento, explica que o Circulandô começou com a ideia de reunir diversos talentos criativos, espalhados por Volta Redonda, trazendo artesãos, estilistas, marceneiros, perfumistas e outros profissionais. “Começou nos jardins da casa de uma fotógrafa amiga e depois começou a circular pela cidade”, inicia ela.
O coletivo tornou-se conhecido por criar oportunidade de diálogo entre as frentes artísticas, proporcionando diversidade de produções para o público, o que gerou, entre seus projetos, o Festival Mostra Sua Arte.
-Fizemos a primeira edição de forma despretensiosa e de alguma maneira seguimos assim. Foi de forma para todos se divertirem, um festival de talentos, carregando a ideia de “amador” por aquele que ama o que propõe na cultura. A experiência emocionou o público a ponto de sermos questionados quando faríamos mais e então resolvemos repetir a dose, mas mantendo a característica da atmosfera caseira, como uma tarde divertida, que é a proposta do próprio Morada Bar – detalha.
ATRAÇÕES
Diversos nomes já confirmaram presença e se apresentarão para o público. Na música está garantida a presenta da cantora e compositora Carla Soull, que agitou o público presente na primeira edição ao cantar músicas famosas sem acompanhamento de qualquer instrumento, fazendo toda a performance apenas em acapella.
A poetisa e atriz Thais Faria, figura conhecida de saraus produzidos em Volta Redonda e com poema aprovado, também, para o projeto “Poesia & Ponto”, promovido pela Academia Volta-redondense de Letras em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade, fará uma apresentação com interpretação de poemas, abordando diversos temas.
A interatividade também marcará presença com o “Jaleco do Toque” e o “Bardo no Jogo”. O primeiro, produto da professora Jennifer Garrido, tornou-se famoso por ser um projeto que auxilia na prevenção e proteção de crianças quanto a abusos sexuais, orientando famílias e as próprias crianças sobre riscos, para que os mesmos sejam evitados. Já o segundo, é um coletivo de jogos, trazido por Paulo Ruela, produtor cultural que lança mão de um trabalho de jogos de tabuleiro para o público em geral, melhorando, inclusive, o desempenho cognitivo e socioemocional de seus jogadores.
Para as gargalhadas já estão confirmados o humorista Evandro Souza com seu show de Stand Up Comedy, já consolidado no Sul Fluminense, e o elenco do Estudarte, com mais um episódio especial do cômico e famoso “Pequenas Leituras”, evento de leituras dramatizadas, lançado em 2019 e que estreará sua oitava temporada no fim de agosto. No elenco estarão os atores Gustavo Rabello, Juliana Mont, Lyan Martins e Rodrigo Hallvys, este último responsável pela Oficina de Atores Estudarte, instalada nas dependências do Teatro Gacemss.
Idealizado pelo Coletivo Circulandô, o festival Mostra Sua Arte teve sua primeira edição com o gás do agito cultural de Lucas Canella e a mão certeira de Michele Félix, conhecida pelas inteligentes e dinâmicas promoções articuladas junto ao movimento Conexão Literária.
Agosto já começa agitando o cenário cult de Volta Redonda.