Borrando os limites entre ficção científica e criação musical, a banda de rock psicodélico Psycho Delícia, formada pelos produtores Erick Endres e Bruno Neves, juntamente com o VJ Frederico Demin, comemorou recentemente a chegada do novo álbum “Psy-fi”. O novo trabalho, que já está disponível em todas as plataformas digitais, vem alcançando feedbacks positivos.
Se destacando cada vez mais na cena da música experimental de Porto Alegre e do país, a banda utiliza inteligência artificial para criar vídeos e imagens ilustrativas para as músicas. O disco “Psy-fi” carrega no nome um trocadilho com a temática “scifi”, de ficção científica, que rege a toda a obra autoral.
No projeto, o trio usa sons gravados ao vivo e imagens surrealistas para explorar o espaço sideral no novo álbum. “Esse projeto borra essa linha entre a performance musical e a atuação que temos enquanto astronautas na parte visual. E isso tudo reflete nosso show, que conta com muito loop de guitarra e baixo, samples disparados em tempo real, e manipulação da parte visual ao vivo, pra trazer a galera pra essa nossa nave ‘psychodeliciosa'”, eles afirmam.
O uso da IA está presente em toda a parte visual do disco. Utilizando diferentes ferramentas, eles criam o universo da obra com inteligência e se transformam em astronautas, trazem a parte externa da nave e manipulam imagens de plantas com o objetivo de criar a flora dos planetas que visitam na história do disco.
A sonoridade do álbum é uma mistura das referências e experiências de cada um dos integrantes. Bruno traz a linguagem do rap nos samples e grooves e a sua pesquisa de bateria preparada (que é tema do seu tcc de música popular UFRGS), criando diversas texturas diferentes. Erick vem de uma escola de rock, funk e fusion, tanto tocando baixo quanto guitarra, se deixando levar pelas possibilidades sonoras dos pedais de efeito, ora fazendo a guitarra de baixo, ora fazendo o baixo de guitarra e dos improvisos. Isso tudo, sempre sendo impulsionado pelas ideias visuais do Fred e pela liberdade máxima durante a criação e improviso, que se transforma no som psicodélico e pesado da Psycho Delícia.
O novo universo criado pelos artistas vem conquistando o público. Eles contam que desde o lançamento estão recebendo retornos positivos e mensagens de novas pessoas. “Tem sido muito legal receber os feedbacks de quem nos acompanhou desde o início do projeto e agora pôde finalmente escutar o álbum do início ao fim. Assim como poder ver ele chegando em mais e mais pessoas. Acho que as pessoas estão gostando, sinto que acertamos a mão entre o psicodélico, o agradável e o desagradavel. (haha não sei se isso faz sentido)”.
Após todo o tempo para conseguir deixar cada detalhe do álbum perfeito para o lançamento, os três afirmam que ter esse projeto lançado é algo muito especial e gratificante. “Estamos muito felizes. Esse projeto vinha sendo gestado há mais ou menos um ano. Foi um processo intenso e de muita dedicação até chegar no resultado final que gostaríamos. É um grande acontecimento pra gente”, completam os artistas.
Show em Porto Alegre
Após estrear o novo álbum nas plataformas digitais, a banda apresentou “Psy-fi” ao vivo em um show inédito no bar Agulha, em Porto Alegre. Para o show, eles prepararam a apresentação do disco completo. “Como ele conta uma narrativa, foi um show de ‘cabo a rabo e em ordem’. Mas sempre explorando as brechas para os improvisos”, afirmam os artistas.
O evento contou com ambientações do universo do disco, além das projeções e manipulação do áudio para dar os mesmo dinamismos de efeito que tem na mix do álbum, no ao vivo. Para deixar ainda mais completo, eles contam: “Usamos nossas clássicas roupas de astronautas, que ajudam a galera a entrar na nave com a gente pra viajar a galáxia”.