Festival Dança em Trânsito apresenta espetáculos de dança contemporânea gratuitos em Quatis, Resende e Volta Redonda

Há 21 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. E nos dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, as cidades do Sul Fluminense – Quatis, Resende e Volta Redonda – terão a honra de receber espetáculos do projeto.

O festival possibilita trocas de experiências entre artistas e companhias nacionais e internacionais convidadas e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. Com a característica marcante da apresentação de trabalhos em destaque no cenário atual e a ocupação, além de diversos teatros, também de espaços urbanos, a cada nova edição estende o acesso a novos públicos, prezando pela democratização da cultura e reforçando o compromisso assumido para o fortalecimento e a divulgação da dança contemporânea, em consonância com outras culturas e segmentos da dança, e com a cultura popular brasileira.

É um festival plural e itinerante, com motivação sempre crescente diante do compromisso de tornar cada vez mais visíveis, e para mais pessoas, as múltiplas expressões de dança. O Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por 33 cidades brasileiras e por 5 cidades estrangeiras. Para compor as programações das cidades, foram selecionados artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil, assim como artistas e companhias internacionais.

Programação

Sexta-feira (29/09) – Cidade: Quatis – Local: Praça Teixeira Brandão

– 19h: Márcia Milhares (Rio de Janeiro/RJ) – Coreografia criada para artistas profissionais do Rio de Janeiro (10min)

– 19h15: Companhia de Dança do Pantanal (Corumbá/MS) e Igor Gasparini (São Paulo/SP) – Coreografia criada para artistas profissionais de Corumbá/MS (10min)

– 19h30: Dilo Paulo (Angola/Brasil) – Coreografia criada para artistas do Médio Paraíba (10min)

– 20h: Companhia de dança Corpus entre Mundos (Angola-Brasília/DF) – Espetáculo “Ekesa-Sanko” (15 min)

O espetáculo de dança Ekesa – Sanko conta a história de um herói que esqueceu o seu passado e começa uma jornada pra não se perder de si mesmo, resgatando a conexão com os seus ancestrais para voltar ao passado e ressignificar o presente.

Um espetáculo que fala sobre a busca de não nos esquecermos de onde viemos para sabermos para onde vamos, a busca por entendermos quem somos e a potência e diversidade presente no nosso dna, na nossa movimentação e na nossa conexão com nós mesmo e com o outro. Uma busca de valorização da sua identidade sem descriminar e anular a identidade do outro.

Coreógrafo e Bailarino: Dilo Paulo

Direção artística: Lenna Siqueira

Classificação etária: Livre

Sábado (30/09) – Cidade: Resende – Local: Parque das Águas (Espaço Aberto)

– 11h: T.F. Cia de Dança (São Paulo/SP – Espetáculo “Corpos de Fronteira” (37min)

A obra busca refletir sobre a pluralidade de corpos que colocam em questão as fronteiras. Negros, mulheres, homossexuais e periféricos unem-se por acreditar que juntos as individualidades se potencializam, além de proporcionar microfissuras possíveis para entendimento do mundo hoje. Um anseio pelo encontro, pela possibilidade de reconhecer o próprio corpo como borda e pela experiência sinestésica em ritual de partilha.

Ficha Técnica:

Direção Geral e Concepção: Igor Gasparini

Artistas-Criadores: Arthur Alves, Igor Gasparini, Kenedy Henrique, Karen Marçal, Maria Izabel Jaccoud, Maju Kaiser, Pasha Gorbachev, Natália Moura e Ruan Trindade

Criação e Concepção de Som: Carlos Ranoya. Criação e Concepção de Luz: Dida Genofre

Figurinos: Naira Amaral

Fotos: Marcele Selva, João Benz e Mariana Magalhães

Classificação etária: Livre

– 11h50: Companhia de Dança do Pantanal (Corumbá/MS) e Igor Gasparini (São Paulo/SP) – Coreografia criada para artistas profissionais de Corumbá/MS (10min)

– 12h: Dilo Paulo (Angola/Brasil) – Coreografia criada para artistas do Médio Paraíba (10min)

– 12h15: Companhia de Dança Corpus entre Mundos (Angola-Brasília/DF) – Espetáculo “Ekesa-Sanko” (15min)

Domingo (01/10) – Cidade: Volta Redonda – Local: Teatro Gacemss

– 19h: Grupo Tápias (Rio de Janeiro/RJ e Paris, França) – Espetáculo “Café não é só uma xícara” (60min)

Um espetáculo de dança contemporânea inspirado na obra fotográfica de Sebastião Salgado. Café não é só uma xícara. Café é plantio, colheita, moagem, cheiro bom pela casa quentinha da memória. Um exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade – sem, no entanto, subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade.

Workshop

Além das apresentações, o bailarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo, estará do dia 25 a 28 de setembro, ministrando o “Workshop com Criação” para os alunos do projeto Dança & Magia, que acontecerá de 14h às 17h, na Academia Dinâmica do Corpo, que fica na Rua Coronel José Leite, 150, Centro – Quatis/RJ. O resultado final do workshop será apresentado no dia 29 em Quatis, e no dia 30 em Resende. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/7REWTukiCmsnjU9R7 . A faixa etária é acima de 14 anos.

*O projeto Dança & Magia objetiva ensinar gratuitamente ballet clássico com alto padrão de qualidade, para crianças e jovens das redes públicas de ensino, democratizando a formação em dança clássica na região Sul Fluminense.

Ficha Técnica:

Direção Artística: Flávia Tápias e Giselle Tápias.

Coreografia: Flávia Tápias

Colaboração coreográfica: Giselle Tápias

Elenco: Flávia Tápias (Brasil), Jeremy Kouyoumdjian (França), Mathilde Lin (França), Dilo Paulo (Angola), Samuel Samways (Brasil), Letícia Xavier (Brasil), Marina Cervo (Brasil), Clara da Costa (Brasil), Hugo Lopes (Brasil)

Produção: CDPD-RJ

Ensaiadora: Luciana Ponso

Criação do Desenho de Luz: Paulo César Medeiros

Sonoplastia: Isidoro Kutno

Criação e Confecção do Figurino: Luiza Marcier

Criação e confecção de Cenário: Mina Quental

Operação de Luz: Louis Radavelli

Programação Visual: TRUQUE, Fernanda Valois

Registro Foto e Audiovisual: TRUQUE, Fernanda Valois

Realização: Espaço Tápias

Produção local: Tereza Mendes

Assessoria de Imprensa: Fábio Soares

Classificação etária: Livre

Serviço

Festival Dança em Transito

Dias: 29 e 30/09 – 01/10

Locais: Quatis – Resende – Volta Redonda

Espetáculos: “Ekesa-Sanko” – “Corpos de Fronteira” – “Café não é só uma xícara”

Evento gratuito

Classificação: Livre